2) classificou a anemia em:
O tratamento da anemia em cachorros é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.
Índices hematimétricos. No início, as hemácias apresentam tamanho e cor normais (hemácias normocíticas normocrômicas). Com a piora da anemia, ficam pequenas (microcíticas) e pálidas (hipocrômicas). Volume médio das hemácias (VGM) – Pode diminuir.
Hemácias normocíticas significa que as hemácias em questão apresentam um tamanho normal, não estão fora do padrão esperado. Hemácias normocrônicas representa que a "coloração" delas está normal, ou seja, que a pigmentação dos glóbulos vermelhos em questão está normal.
Nos casos de alterações de membrana eritrocítica, pode-se citar a esferocitose hereditária, também conhecida como anemia esferocitose, sendo geralmente caracterizada por hemólise, icterícia a esplenomegalia, que podem surgir na infância ou apenas na vida adulta.
Assim, o sangue nas fezes pode indicar tumor no intestino ou até em outro órgão, mas que tenha se espalhado para o intestino; na urina, pode indicar câncer de bexiga e rim; no vômito, pode indicar câncer de estômago e esôfago; no escarro, pode ser sintoma de tumor no pulmão; e o sangramento vaginal pode indicar câncer ...