Parede diafragma: método revolucionário da Engenharia de Fundações. Conhecida como uma das mais importantes formas de contenção de terrenos em escavações de obras que envolvem subsolo, a parede diafragma é a responsável por estabilizar as paredes da cavidade da obra e equilibrar o empuxo causado pelo lençol freático.
Paredes diafragma são indicadas para áreas de fácil escavação e fundações profundas. ... Comumente executada com concreto e equipamento clamshell, a escavação pode ser feita mesmo em casos de lençol freático. Porém, como se trata de um equipamento de grande porte é preciso avaliar o tamanho e as características do terreno.
As paredes diafragma moldadas in loco são formadas por painéis, também chamados de lamelas, que se encaixam uns nos outros através de ranhuras laterais (o chamado sistema “macho-e-fêmea”).
Utilizados para barrar enxurradas e sedimentos de terras em obras civis, os muros de contenção são estruturas de parede vertical ou quase vertical apoiadas em uma fundação rasa ou profunda.
Se você precisar cortar pedras de acabamento para encaixar na curva da sua parede de contenção, siga esse truque:
São estruturas projetadas para resistir a empuxos de terra e/ou água, cargas estruturais e quaisquer outros esforços induzidos por estruturas vizinhas ou equipamentos adjacentes (Joopert Jr., 2007). A estrutura de contenção deve proporcionar a integridade dos vizinhos durante a escavação.
TIPOS DE CONTENÇÃO
Contenções ortodônticas: tipos e funcionalidades
Assim, os muros de arrimo são estruturas de contenção de encostas (taludes) cujo tipo varia em função de sua aplicação. Os muros de gabião têm a vantagem da flexibilidade e permeabilidade. Por sua versatilidade, são bastante usados em obras de drenagem.
Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes. Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio.
A diferença fundamental entre o muro comum e o muro de arrimo é a sua finalidade: enquanto o primeiro é utilizado principalmente para divisão de terrenos (conforme vimos acima), o segundo serve para fins de contenção. Imagine que você vá ocupar um terreno que apresenta algum desnível ou declive significativo.
Concreto. A construção de um muro de arrimo usando concreto armado é considerada a melhor opção. Possui a maior estabilidade em comparação aos outros materiais e pode ser utilizado desníveis de todos os tamanhos. Contudo, traz como principal desvantagem o custo e a demora no processo.
A obrigação de construir é do proprietário do imóvel dentro dos limites deste. Caso a construção ocorra sobre a linha divisória, a responsabilidade é de ambos. § 1o, art. ... Assim, a obrigação da construção do muro de arrimo é do vizinho, pois é o seu “barranco” que será contido.
O muro de arrimo deve ter seus tijolos posicionados de forma horizontal (deitados) e intercalando-os em seus eixos, colocando o bloco cerâmico superior iniciando na metade do inferior e assim por diante. Isso ocorre para que a carga vertical seja melhor distribuída ao longo da estrutura e diminua as tensões de ruptura.
Mistura-se o solo com o cimento e um pouco de água e coloca-se essa massa nos sacos, logo após posiciona-se os sacos para formar as “fiadas” (camadas) que depois são bem socadas, cobertas por outra fiada e assim sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.
Também deve-se ter em mente que, como regra geral, para construir um muro de arrimo, será necessário construir previamente as fundações....PREÇO POR M2 PARA CONSTRUIR UM MURO DE ARRIMO.
É imprescindível a avaliação geográfica do terreno, bem como o peso sustentado pelo muro em questão. É indispensável a elaboração de cálculo estrutural levando em conta os mínimos requisitos. para este muro o ideal seria fazer uma cinta de 20x20 armada com ferro de 10mm e estribo a cada 15cm.
pilaretes
MAS COMO INICIAR A CONSTRUÇÃO DO MURO ? RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
Para a profundidade da vala, é importante saber a altura do muro, até um metro a profundidade deve ser de 20 cm, até 1,50m, 30 centímetros de profundidade e até 2,50m, 40 cm. O engenheiro chama a atenção para o fundo da vala que deve ser bem compactado.
2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?