EQST

Quais So As Caractersticas Do Homem Platnico?

Quais são as características do homem platônico?

De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.

O que era educação para Platão?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Qual o sentido de educação para Platão e para Aristóteles?

Para Aristóteles, a educação é um instrumento pelo qual o homem se realiza no sentido político do termo, pois essa é a finalidade do homem segundo o filósofo. ... O ensino para Aristóteles toma um rumo diferente do Platônico. Platão tinha em mente um ideal de BEM SUPREMO para a vida.

O que é Educação Para Aristóteles?

Dentro dessa fisiologia política de Aristóteles, a educação entra como aquela capaz de desenvolver as condições necessárias para a segurança do regime e para a saúde do Estado. É a educação que fornece unidade orgânica ao Estado; ela deve ocupar toda a vida do cidadão, desde a sua concepção.

O que é felicidade para Aristóteles resumo?

A felicidade pensada por Aristóteles relaciona-se com os conceitos de virtude, amizade, honra e prazer. Para Aristóteles, a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano e, por isso, suas ações serão em direção a esse fim.

Qual é o objetivo último a felicidade suprema para os epicuristas?

a) A valorização da atividade intelectual, teórica e contemplativa.

Como podemos alcançar a felicidade conforme os epicuristas?

A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...

Qual o segredo do prazer e da felicidade para Epicuro?

Sendo assim, o filósofo Epicuro de Samos, estabeleceu que os prazeres maiores estava no reconhecimento das limitações. Sendo assim, era preciso compreender que a busca pelo prazer atingia um limite. ... A felicidade só será encontrada quando os prazeres mínimos forem verdadeiramente sentidos.

Qual a relação entre dor e prazer para Epicuro?

para o filósofo Epicuro prazer é a ausência da dor, então, se alguém está doente, sentindo alguma dor, para amenizá-la ele deve pensar em prazeres passados e perspectivas para o futuro. Mesmo a morte aparece como uma libertação, porque seria prazeroso libertar-se definitivamente das dores.

O que é o bem para Epicuro?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

O que é autossuficiência para Epicuro?

Para o epicurismo, isto é ser livre. Aqui está o principio da autossuficiência e, portanto, da felicidade. 6.

Que tipo de prazer Epicuro defendia explique e dê exemplos?

Principais Ideias. Epicuro deu origem a filosofia epicurista, baseada no prazer da amizade. ... E a melhor espécie de vida era a vida de prazer - não de prazer turbulento, mas de prazer refinado. Cultivar a felicidade da vida simples.

Quais eram as características principais dos ensinamentos de Epicuro?

Principais características (ideias e ensinamentos) do Epicurismo: - A principal característica da filosofia epicurista é a busca da felicidade através dos prazeres sexuais, porém com equilíbrio. ... - Tudo que produz prazer é bom, pois ele satisfaz as necessidades do corpo. O mal é tudo aquilo que provoca dor e sofrimento.

O que é Ataraxia para Epicuro?

O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.