A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo.
Vantagens educacionais da sala de aula invertida
É com essa provocação que o educador norte-americano Jonathan Bergmann defende o conceito de sala de aula invertida – ou flipped classroom.
Como surgiu a aula invertida Esse conceito começou a ser desenvolvido já na década de 90, com autores como Eric Mazur, em “Peer instruction: User's manual” e Gregor Novak em “Just-in-time Teaching”. Eles pregam que o aluno já deva vir estudado para aula, tendo o primeiro contato com o tema em casa.
Para uma utilização eficiente do ensino híbrido no ambiente escolar, é necessário pensar mudanças em vários níveis: infraestrutura educacional, formação continuada de professores, currículo, práticas de sala de aula; modos de avaliação, entre outros.
Esta forma de ensino, em linhas gerais, é o elo entre os dois modelos de aprendizagem: o presencial e o online. Ou seja, parte do processo ocorre em sala de aula, em que os alunos interagem entre si trocando experiências. Já o online utiliza meios digitais para que o aluno tenha mais autonomia à forma de aprendizagem.
Como vimos, o ensino híbrido é uma metodologia ativa que se configura na articulação entre o ensino presencial (seja este mediado ou não por tecnologia) e o on-line. ... I - Propõe a personalização do ensino, promovendo uma reorganização do tempo e do espaço da aula.
Resposta: O modelo híbrido mescla estratégias presenciais com on-line, coloca o aluno como protagonista da aprendizagem, transforma o professor em mediador do conhecimento, e permite a personalização do ensino de forma a atender melhor às necessidades individuais de aprendizagem dos alunos.