As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.
As principais características da Filosofia são: a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
Características da Filosofia Medieval A relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.
O pensamento moderno é profundamente marcado pela questão do “sujeito”, ou seja, o cogito cartesiano capaz de, por meio de uma autonomia da consciência, ser responsável pela ação do pensar no homem.
Durante a Idade Média o mais comum foi o feudalismo, enquanto que na modernidade foi o Absolutismo de Estados Centralizados. Já a cultura medieval era teocêntrico, sem possibilidade de questionar a Igreja, enquanto que a dos modernos era antropocêntrica.
Apesar de preservar algumas características da época da história medieval, como economia agrária, relações de servidão, privilégios da nobreza e apropriação privada do Estado, foi na Idade Moderna que foram formadas as bases do sistema capitalista, abandonando o sistema feudal presente na Idade Média.
A Idade Média, também chamada de período medieval, teve início devido a queda do Império Romano no ano de 476 d.C. e findou-se com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla. ... Existem diversas heranças do período medieval como por exemplo a filosofia, as universidades e conquistas artísticas.
A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.
A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. ... Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento.