A metrite é uma inflamação da camada interna da parede uterina, decorrente de contaminações bacterianas ou lesões provocadas no útero das vacas.
Endometrite puerperal é a infecção uterina tipicamente causada por bactérias que ascendem do trato genital inferior ou do trato gastrointestinal. Os sintomas são: sensibilidade uterina, dor abdominal ou pélvica, febre, mal-estar e, às vezes, secreção vaginal. O diagnóstico é clínico, raramente auxiliado por cultura.
As drogas de eleição para o tratamento da metrite e endometrites são: oxitetraciclina (longa ação) e cefalosporinas. Na presença de corpo lúteo, o que é mais frequente em quadro de piometra, o mais indicado é a prostaglandina F2α (Fig. 4).
O que é a metrite puerperal aguda? A metrite puerperal aguda ocorre geralmente na primeira semana pós-parto. Está relacionada com retenção de placenta, partos difíceis e partos gemelares. Ocorre com maior frequência em vacas com escore de condição corporal igual ou abaixo de 2, e igual ou acima de 4.
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.
Infecção uterina é um processo inflamatório do útero que pode se instalar após o parto (puerperal) ou após a cobrição ou inseminação artificial.
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
Só para você ter uma ideia, neste exato momento, seu bebê mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete. Apesar de tão pequenino, em sua formação já se configuram o que serão as partes fetais, a placenta e a bolsa das águas. O mais importante agora é você driblar a sua ansiedade.