Os numerais multiplicativos indicam o número de vezes pelo qual uma quantidade é multiplicada. Essa indicação pode ser feita através das palavras: dobro, duplo, triplo, quádruplo, entre outras.
Numerais multiplicativos
Pode ser classificado em:
Ordinais: indicam a ordem ou lugar do ser numa série dada. Por exemplo: primeiro, segundo, centésimo, etc. Fracionários: indicam parte de um inteiro, ou seja, a divisão dos seres. Por exemplo: meio, terço, dois quintos, etc.
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
O numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, dando a eles valor definido. Podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários. Numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido.
O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Numeral é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada série. Ex.: Eduardo comprou dois melões. Apenas o segundo estava doce.
Na oração, o numeral substantivo exerce as mesmas funções do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo etc.). Observe: Um é pouco, dois é bom, três é demais, (numerais na função sintática de núcleo do sujeito). ... Já o numeral adjetivo exerce a função de adjunto adnominal.
Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas: