O disjuntor a pequeno volume de óleo (PVO), mostrado na figura 3, é uma evolução do GVO, pois possui uma câmara de extinção com um fluxo orientado para que atinja o arco elétrico por todos os lados, sem provocar alongamentos.
O objetivo das classes de isolamento do motor é descrever a capacidade do isolamento do enrolamento do motor para lidar com o calor. Existem atualmente quatro classes de isolamento de motores elétricos em uso: A, B, F e H (embora também existam classes N, R e S). Destes quatro, B, F e H são os mais comumente usados.
Este selo avalia os equipamentos por nível de eficiência energética, dentro de uma classificação que vai de A até G — A são os mais eficientes e G os menos eficientes. Para equipamentos de frio, a letra A também contempla as classificações A+ e A++ (nível mais elevado de eficiência energética).
A NR 10 é obrigatória para empresas e profissionais que atuam em serviços ligados à eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada, bem como superior a 120 Volts, em corrente contínua. Neste sentido, envolve-se trabalhadores qualificados, habilitados, capacitados e autorizados.
ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.
O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.