Nesta tendência da Educação Física a saúde, física, se torna um tema importante, pois é necessário atender aos futuros atletas. ... Também conhecida como tendência Competitivista, Mecanicista ou Tecnicista, a tendência Esportivista ainda hoje é muito representativa na área da Educação Física Escolar.
A perspectiva esportivista, também denominada de tradicional, tecnicista, competi- vista, e até mecanicista, se constituiu em uma visão predominante da Educação Física nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e não podemos negar que ela é ainda bastante presente nos dias atuais.
Muitos professores passam a ensinar as modalidades esportivas com a intenção de diagnosticar “alunos atletas” que pudessem representar a escola em competições escolares. ... A vitória da seleção brasileira de futebol nas Copas do Mundo de 1958 e 1962 contribuiu para fortalecer esse discurso do esporte na escola.
Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. “Na música a simplicidade torna a alma sábia na ginástica dá saúde ao corpo” Sócrates.
A Educação Física, por sua vez, constitui não apenas uma prática pedagógica onde professor e aluno se relacionam num espaço dinâmico; mas uma área de conhecimento presente na grade curricular da escola, onde o corpo, como seu objeto de intervenção, é o principal referencial a ser considerado no trabalho do professor e ...
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Neste comportamento é expresso ao mesmo tempo uma consciência (compreensão) corporal. ... Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
A cultura corporal na educação física está dividida em cinco categorias, quais sejam: Jogo, Luta, Dança, Ginástica e Esporte. Importante notar que todas essas categorias são de fundamental importância para possibilitar que a educação física esteja ao alcance de todos os alunos e tenha uma base mais sólida possível.
É preciso incluir nas aulas diferentes práticas corporais, como danças, jogos e brincadeiras, sempre ressaltando o respeito....5 dicas para os professores de Educação Física