É uma condição clínica com risco de morte que resulta da eventual perda de mais de 20% do sangue do corpo. Esta grave perda de volume torna impossível para o coração bombear uma quantidade suficiente de sangue para o corpo e pode, assim, levar à falência de órgãos e à morte.
O choque séptico refratário é definido de forma variável como a presença de hipotensão, com disfunção de órgão-alvo, necessitando de suporte vasopressor em altas doses, muitas vezes superior a 0,5 μg / kg / min de norepinefrina ou equivalente.
adjetivo Insubmisso; que não obedece leis ou autoridades. Capaz de resistir a temperaturas muito altas; resistente a ação física ou química: tijolo refratário.
Definição: Afecção manifestada por falha na perfusão ou oxigenação de órgãos vitais.
O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.
O que é a sepse pulmonar? O termo sepse diz respeito a uma resposta sistêmica desregulada a uma doença infecciosa, que pode ser causada por vírus, bactéria, fungo ou protozoário. Na sepse pulmonar, o foco infeccioso está no pulmão, e seu quadro inicial é caracterizado com uma pneumonia.