Itens com milho, como bolo de milho, curau, pipoca, canjica e pamonha, estão entre os preferidos. Há também outras delícias feitas nessa época e com nomes bastante inusitados, como o pé de moleque, maçã do amor, mané pelado, paçoquinha e a bebida conhecida como quentão, feita com pinga ou vinho, canela e gengibre.
As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
As danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número de participantes, em: solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, ...
Quais são as principais danças da região Nordeste?
Tradicionalmente, o saber popular que faz o folclore flui através de relações interpessoais. No caso das danças que constituem folclore de um povo, Sotero e Ferraz (2009) vão distingui- las segundo seus aspectos sagrado e profano.
Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Os passos estão relacionados com gestos de guerra. São graciosos, porém firmes.
O ritmo Xaxado é uma variante do baião e foi difundido no alto Sertão de Pernambuco pelos cangaceiros, como uma dança de guerra e entretenimento, principalmente pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920.
É conhecido pelo nome de xaxado um ritmo e dança típicos do nordeste do Brasil, com raiz nos costumes do sertanejo local, originário das regiões do Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco e evidentes características extraídas das culturas indígenas.