A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
Utiliza a Música “cabeça, ombro, joelho e pé” e gesticule. Inicie a atividade com o saquinho ou o material que conseguir. Distribua um para cada aluno que deve andar livremente pelo espaço equilibrando (na cabeça, na mão com o braço estendido, no ombro, no pé). Pode também propor o equilíbrio de dois ou mais saquinhos.
São elas: Ginástica geral – que não possui campeonatos -, ginástica artística masculina, ginástica artística feminina, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática. A entidade foi fundada em 23 de julho de 1881 em Bruxelas, na Bélgica, cinco anos após a sistematização do esporte.
Nessa aula de ginástica geral os alunos poderão vivenciar uma das várias modalidades de ginásticas, que oferece boas possibilidades de trabalho, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos. Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras.
O que é ginástica em um contexto geral?* Arte de deixar o corpo fortificado e bonito. ... É a arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade. São ginásticas artísticas, rítmica e de trampolim.
As modalidades da ginástica geral são praticadas como um esporte competitivo, no qual são executadas sequências reguladas de exercícios que exigem equilíbrio, força, flexibilidade, agilidade, resistência e controle.
A ginástica geral ou ginástica localizada é uma série de exercícios, com grande número de repetições, onde se trabalha grupos musculares diferentes. Esta é uma das modalidades mais requisitadas nas academias. A ginástica fortalece os músculos, melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade cardiorespiratória.
Para o GGU, a Ginástica Geral é entendida como uma manifestação da Cultura Corporal que, reunindo as diferentes interpretações da Ginástica (Natural, Construída, Artística, Rítmica Desportiva, Aeróbica, entre outras), busca integrá-las com outras formas de expressão corporal (Dança, Folclore, Jogos, Teatro, Mímica...) ...