As rochas silicosas são aquelas essencialmente formadas por quartzo e/ou sílica amorfa, com quantidades subordinadas de minerais silicáticos e/ou carbonáticos, abrangendo os materiais comercialmente classificados como quartzito, metaconglomerado e quartzo.
Silicato de Ferro Abrasivo mineral sintético de partículas angulares, isento de silica livre, extremamente duro e com boa tenacidade.
Os silicatos são muito comuns na natureza mineral, e seus cristais são constituídos por sua unidade fundamental, o tetraedro SOi4, onde cada cátion Si4+ liga-se de forma covalente, por compartilhamento de elétrons, a quatro ânions O2- situados nos vértices de um tetraedro.
Os silicatos são formados pela ligação entre átomos de silício e de oxigénio. Quando postos em contacto estes 2 elementos "têm que arranjar uma maneira" de tentarem atingir uma maior estabilidade; isto é possível através das chamadas ligações covalentes, nas quais há como que "empréstimos temporários de electrões".
A maior parte das rochas é constituída pelo grupo dos silicatos, que reúnem, entre outros, os minerais mais comuns da crosta terrestre, como: feldspatos (60%); os anfibólios e piroxênios (17%); quartzos (12%); micas (5,2%); olivinas (2,6%).