O processo de aprendizagem no brincar segundo Vygotsky – Lev Semyonovich Vygotsky, foi um psicólogo, proponente da Psicologia cultural-histórica. Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
O professor que adota essa concepção de aprendizagem passa a ser corresponsável pelo aprendizado do aluno, que é o principal responsável por esse processo. A adoção da visão interacionista implica que o professor entende a aula como um espaço no qual a voz do aluno deve ser ouvida para que ele possa constituir-se como sujeito da sua aprendizagem. Isso conduz o aluno à formação de uma consciência crítica que o professor precisa fomentar (Oliveira, 2010, p. 29).
O lúdico deve ser pensado a partir de sua flexibilidade, pois sua estrutura não é rígida, e nessa perspectiva é preciso compreender que jogos e brincadeiras, muitas vezes tomados como sinônimos, são conceitos distintos.
A realização deste estudo se justifica pela relevância do tema, que não é muito explorado na perspectiva de relacionar o lúdico e a aprendizagem ativa na Educação Infantil com base nos estudos de Lev Vygotsky.
No brincar, a criança vivencia situações imaginárias; desprendendo-se do mundo real, além do significado real do objeto, facilita a interação social, experimenta subordinar-se a regras, faz coisas mediadas e vai aprendendo para depois fazer sozinha, vai se desenvolvimento e formando sua personalidade.
Freitas e Salvi (2000) apresentam uma grande contribuição na compreensão do lúdico ao concebê-lo de forma ampla, indo muito além de jogo e do brincar espontâneo, relacionando-se a uma necessidade humana física e mental.
A partir daí, Vygotsky inicia seus estudos baseando-se na melhor forma de favorecer a sensibilidade, interação, integração e socialização dos sujeitos da educação, em especial as crianças, permitindo ao aluno adquirir conhecimentos de forma autônoma e dinâmica, fazendo-o protagonista de sua própria aprendizagem, tirando foco e o mérito somente do/no professor e dividindo o sucesso do desenvolvimento cognitivo com todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
No Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis On-line (2021), encontramos a definição de lúdico como: “1. Relativo a jogos, brinquedos ou divertimentos. 2. Relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte. 3. No sentido pedagógico, relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo”. Essa definição nos oferece alguma noção a respeito da palavra, mas não contempla seus sentidos amplos abordados por especialistas na área da Educação.
O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, caracterizando-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório. Sendo funcional: ele não deve ser confundido com o mero repetitivo, com a monotonia do comportamento cíclico, aparentemente sem alvo ou objetivo. Nem desperdiça movimento: ele visa produzir o máximo com o mínimo de dispêndio de energia (Freitas; Salvi, 2000, p. 4-5).
É na Educação Infantil que se inicia toda a trajetória da vida escolar do indivíduo; compreendemos que essa etapa não se restringe ao assistencialismo, mas é um processo que emana do ensino-aprendizagem por meio das práticas pedagógicas com finalidade de construção de habilidades e conhecimentos nos seus aspectos diversos, como biológico, emocional, sociocultural e intelectual, rumo às etapas seguintes da Educação Básica.
Para Vygotsky, o brincar está intimamente ligado ao processo de aprendizagem. Brincar é aprender; na brincadeira, reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
a atividade lúdica se caracteriza por uma articulação muito frouxa entre o fim e os meios. Isso não quer dizer que as crianças não tendam a um objetivo quando jogam e que não executem certos meios para atingi-lo, mas é frequente que modifiquem seus objetivos durante o percurso para se adaptar a novos meios ou vice-versa [...]; portanto, o jogo não é somente um meio de exploração, mas também de invenção (Bruner, 1976 apud Brougère, 1998, p. 193).
Hoje vivenciamos concepções de infância que valorizam o brincar, a infância como momento de aprendizagem para a vida adulta, mas vale ressaltar as dificuldades que muitos profissionais têm para levar a ludicidade para sala de aula.
Há um grande movimento de reformulação das práticas pedagógicas para adequar a demanda contemporânea e permitir que o aluno seja ativo e protagonista ao construir novos conhecimentos em interação com os demais colegas e com o meio. Conforme Bacich, Neto e Trevisani (2015, p. 47), “crianças e jovens estão cada vez mais conectados às tecnologias digitais, configurando-se como uma geração que estabelece novas relações com o conhecimento e que, portanto, requer que transformações aconteçam na escola”.
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: ______; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 1988.
Ao longo de anos, muitos foram os estudiosos que se debruçaram sobre formas de favorecer a aprendizagem. Vygotsky foi um desses estudiosos que muito pesquisou e contribuiu para a Educação.
Vygotsky atribuía papel importante às relações sociais no processo de desenvolvimento intelectual, dando destaque também à escola e ao papel do professor. Concebia o homem/aluno como um ser formado a partir de seu relacionamento com a sociedade, de forma dialética. Cada indivíduo estabeleceria de modo individual essa relação com o ambiente, chamada experiência pessoalmente significativa. Na Educação Infantil, a experimentação é fundamental e essencial.
Para melhor compreensão do processo ensino-aprendizagem, os profissionais da Educação recorrem a diversos pesquisadores da área. Um dos que mais influenciam a educação é Lev Vygotsky, com sua complexa obra abordando temas como interação social e desenvolvimento intelectual, que vem ressignificado a prática docente a partir de novas leituras.
O autor defendia a aprendizagem mediada; percebemos aqui a grande importância do professor de Educação Infantil e a necessidade do planejamento cuidadoso de suas aulas. Ao propor novas atividades, o professor deve estar sempre junto; a criança, com isso, internaliza um procedimento, para torná-la crítica, reflexiva e independente.
Vygotsky (2007) defende a posição de que o brinquedo é uma atividade em que a criança pode realizar seus desejos que no momento (de forma imediata) não são realizáveis.
Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.
No contexto folclórico, o brinquedo popular é peça fundamental para o desenvolvimento intelectual e coordenação motora da criança. ... Mas apesar do avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, que encanta as crianças de todas as gerações e classes sociais, ricas e pobres.
São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, é o caso dos exemplos acima. Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. ... Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
As diferencas entre jogo brincadeira e esporte e simples.No esporte as regras sao universais,nao podem ser alteradas e devem ser seguidas por todos os participantes. ... Na brincadeira as regras podem ser alteradas toda hora e nao e necessario que haja competicao entre os participantes.
Para Lavega (2000), o jogo popular pertence ao povo, às pessoas do lugar, cujas características, crenças e estilos de vida estão incorporados em seu cotidiano. Já o jogo tradicional se caracteriza pelo processo de transmissão entre gerações e grupos de pessoas e tem continuidade durante determinado tempo histórico.
A diferença é que o jogo de mesa são os jogos de baralho : truco, rouba monte, cacheta, etc. E jogo de tabuleiro é : dama, xadrez, ludo, etc. Jogos de mesa são aqueles que necessitam de algum objeto auxiliar para serem jogados.
Eles se dividem nas seguintes categorias:
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