Azul:passaram a exportar além de máquinas e equipamentos, tecnologias e capitais. Vermelho:passaram a exportar para os países ricos não só matérias primas (como na DIT clássica), mas também, produtos industriais semi-elaborados ou de baixo valor agregado.
Em relação à economia, os países desenvolvidos apresentam um grau de industrialização bastante elevado, com predomínio dos setores industriais terciário (atividades do comércio) e quartenário (serviços baseados no conhecimento e compartilhamento de informação).
Características dos países subdesenvolvidos A economia baseia-se em atividades primárias, como agricultura e pecuária. Têm relações comerciais desfavoráveis: importam produtos tecnológicos e exportam produtos primários.
Os três critérios que classificam os países como subdesenvolvidos são: baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica. Veja abaixo alguns países classificados pela ONU como subdesenvolvidos: Angola – IDH: 0,581.
Os países subdesenvolvidos são caracterizados por apresentarem baixo desenvolvimento econômico e baixo nível de industrialização. ... Nesses países, a economia baseia-se principalmente nos setores primário e terciário. Outra característica, relacionada à economia e aos investimentos, é o baixo desenvolvimento científico.
Brasil, a sociedade subdesenvolvida
Resposta:Resposta: Desenvolvimento: país com um padrão de vida entre baixo e médio. Subdesenvolvimento: país menos avançado. Eu concordo plenamente com a classificação do Brasil pois ele é um país de sistema político- econômico vinculado ao capitalismo.
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
Os países emergentes – também chamados de economias emergentes ou de países em desenvolvimento – são aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.
De modo geral, são considerados emergentes aqueles países subdesenvolvidos que apresentam quadros de crescimento econômico prósperos e características socioeconômicas que diferenciam esses países das demais economias periféricas.