As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH).
As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão as leguminosas, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico.
Peptídeos são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. Eles funcionam como uma espécie de alerta para a pele que está sofrendo a perda de proteínas, especialmente as fibras de colágeno e elastina, e, ao mesmo tempo, estimula a produção de novas.
Tabela de Comparação dos Melhores Colágenos Hidrolisados em Cápsulas
Uma ligação peptídica é capaz de impedir que a molécula se enrole, o que faz com que as moléculas resultantes apresentem uma estrutura planar. Para romper uma ligação peptídica, é necessário ocorrer uma hidrólise (quebra pela água).
Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas. Os peptídeos apresentam importantes funções no nosso organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.