A relação que existe entre um dispositivo e a transformação de energia que o faz funcionar será esclarecida neste contexto. ... A energia elétrica que faz esse eletrodoméstico funcionar é denominada de energia fornecida, mas a forma de energia que usamos para deixar as roupas passadinhas é determinada energia útil.
No entanto agora se pode calcula a potência correspondente a cada tipo de resistor ôhmico quando percorrido por uma corrente elétrica.
Multiplique watts por segundos para obter joules. Se você multiplicar o número de watts pelo número de segundos, terá joules como resultado. Para descobrir quanta energia uma lâmpada de 60W consome em 120 segundos, simplesmente multiplique (60 watts) x (120 segundos) = 7200 Joules.
A potência dissipada pelos resistores é a medida da quantidade de calor que eles são capazes de liberar a cada segundo. Os resistores são dispositivos que podem transformar a energia elétrica em calor por meio do efeito Joule.
- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.