Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Entendendo as cordas O violão acústico comum tem 6 cordas de diâmetros diferentes. Se você mexer num violão afinado, vai perceber que, quanto mais grossa a corda, mais grave é o som dela. Agora, a afinação do violão pode mudar de acordo com o tipo de música que você vai tocar, viu?
As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola.
A nota de cada corda é a seguinte:
Passo 1 – Entenda a Posição para Dedilhar E assim como no vídeo acima, você deve posicionar a sua mão com o polegar tocando a nota mais grave do acorde e os dedos indicador, médio e anelar tocando as 3 notas mais agudas do acorde. Para entender a postura, copie a posição da mão do professor.
Esse dedilhado consiste em fazer a mesma coisa que o primeiro, mas complementá-lo. Assim, usando o acorde de E, tocaríamos uma vez a sexta corda (corda E) usando o dedo polegar. Depois usamos o dedo indicador para tocar a terceira corda (corda G). Em seguida, tocaremos a segunda corda usando o dedo médio.
O Polegar, normalmente, toca as cordas de cima, ou seja, a sexta, a quinta e a quarta corda. Os outros dedos, quase sempre, tocarão as três cordas de baixo, sendo que o Indicador tocará a 3ª corda, o Médio tocará a 2ª corda, e o Anular tocará a 1ª corda.
O dedilhado. Na técnica pianística, tão importante quanto saber quais notas se deve tocar é saber com quais dedos essas notas devem ser tocadas. Isso é chamado dedilhado ou, como alguns preferem, digitação.