Suas águas também são utilizadas para abastecimento industrial, preservação da flora e da fauna e disposição final de esgotos. A bacia do rio Paraíba do Sul tem como principais atividades econômicas os setores industrial e de agropecuária.
É considerado um peixe nobre, valioso para os pescadores. Ocorre somente no sudeste brasileiro, mais precisamente na bacia do rio Paraíba do Sul, que inclui parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Acontece que, em São Paulo, o surubim-do-Paraíba já é considerado extinto.
O surubim-do-paraíba é um bagre de grande porte, com pelo menos 60 centímetros de comprimento. A espécie possui hábitos noturnos. Sua dieta consiste de peixes e crustáceos.
Paraíba — do rio homônimo que banha a capital do estado, João Pessoa. Paraíba vem do tupi paraíba, que significa "rio ruim" (pará, "rio grande" + aíb, "ruim" + a, sufixo).
Marca de sua história e de seu povo, a Paraíba reúne um rico acervo cultural. Como se repete em outros estados do Nordeste, a cultura paraibana está fincada em origens ibéricas, africanas e indígenas, embora tenha ganhado suas particularidades ao longo do tempo.
Na área do artesanato são produzidas peças em barro, cerâmica, estopa, rendas e labirinto. Os grupos folclóricos preservam os cantos e danças, como o reisado, a ciranda, o forró, o xaxado, do coco-de-roda, dentre outras.
Cultura e Tradição João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do país, mas se prepara para o futuro preservando seu passado. ... Seu rico acervo cultural está fincado em meio a danças folclóricas, peças de teatros e manifestações diversas oriundas da imaginação e criatividade popular.
12 principais comidas típicas da Paraíba
Manguzá, iguaria doce da tradição culinária paraibana.
Comidas típicas de São Paulo: 10 pratos de dar água na boca
A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, sendo formado durante o período colonial. ... Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.
A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos possuem características da culinária portuguesa, conhecida durante o período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa.
Sabor do Nordeste: onde provar o melhor da comida nordestina
A região sul do Brasil possui uma variedade enorme em sua culinária, a carne bovina, a cozinha típica do interior, a presença da culinária Italiana, traços da comida alemã, polonesa e até frutos do mar (principalmente em Santa Catarina). Isso se deve a colonização dos europeus.
Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Apresenta aspectos culturais dos imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc.
Outros alimentos influenciados por imigrantes foram as sopas de batata, tortas, salames, pães e vinhos. Os principais pratos típicos do Rio Grande do Sul sofreram influência dos italianos, espanhóis, portugueses e alemães. Os principais são: polenta, galeto, carnes defumadas, linguiças, pães, bolos, entre outros.
12 comidas realmente típicas do Rio Grande do Sul
Confira 10 pratos típicos da culinária gaúcha: