Assim, para calcular o VO2 máximo levando em consideração a distância percorrida em metros pela pessoa em 12 minutos, deve-se colocar a distância (D) na fórmula seguinte: VO2 max = (D – 504)/ 45.
Não são tão precisas quanto o teste, mas servem de base para quem quer definir sua zona de treinamento. Na fórmula sugerida por Cardoso, deve-se multiplicar a idade do atleta por 0,7 (homem ou mulher). O resultado deve ser subtraído de 208.
Meça a distância que percorreu nestes seis minutos e a divida por 100 para obter sua velocidade em km/h. Por exemplo, digamos que você percorreu 1200 metros em 6 minutos. 1200 dividido por 100 é igual a 12. Sua VAM é de 12 km/h.
VAM significa Velocidade Aeróbica Máxima. Com ela você pode determinar objetivos concretos durante seu treinamento, levando em conta a sua saúde.
Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.
Resolução: A posição inicial é aquela em que o corpo dá início ao seu movimento, neste caso s 0 = 40 m. Para determinarmos a velocidade do movimento, basta utilizar a expressão da velocidade média.
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.