Os halogênios, elementos químicos que formam a família VIIA da Tabela Periódica, são importantes para a formação de sais inorgânicos. Os halogênios são todos os elementos químicos pertencentes à família VIIA ou grupo 17 da Tabela Periódica.
Os halogênios são fortes oxidantes e reagem, principalmente, com os metais alcalinos (Família I A) que apresentam a tendência de doarem um elétron. Também reagem com os metais e os gases nobres (Família VIII A). Junto aos gases nobres, os halogênios são constituídos por não-metais (ametais).
Os halogênios na forma natural são encontrados como moléculas dicotômicas, ou seja, que têm dois átomos como F2, Cl2, Br2 e I2. Ao receber elétron, os halogêneos transformam-se em sais haleto, como o NaCl. ... Uma das principais características desses elementos é que possuem sete elétrons na sua camada de valência.
As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica e Eletronegatividade.
Propriedades aperiódicas: os valores desta propriedade variam à medida que o número atômico aumenta, mas não obedecem à posição na Tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares. Exemplos de propriedades aperiódicas: calor específico, índice de refração, dureza e massa atômica.
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).