1. As crenças são ideias ou entendimento mais profundos frequentemente desarticulados que os pacientes têm sobre si mesmos, os outros e seus mundos pessoais que dão lugar apensamentos automáticos específicos.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo Crença é tudo o que construímos na nossa mente e temos como verdade. É aquilo em que acreditamos com certeza, sem dúvida nenhuma.
Trata‐se de uma doença grave que, se não tratada de forma rigorosa, pode trazer sérias complicações para a saúde. A presença de cognições e/ou distorções cognitivas em indivíduos com Diabetes Mellitus (DM) pode dificultar a gestão da doença, aumentando os níveis de sofrimento e desajuste emocional.
Comumente realizamos comportamentos que são vistos como disfuncionais, principalmente por serem mais danosos a nós mesmos do que benéficos. Esses comportamentos são realizados e repetidos com certa frequência e às vezes nem percebemos que o fazemos, ou não percebemos que eles são tão maléficos assim.
O Registro de Pensamentos Disfuncionais é um exercício utilizado pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que nos possibilita controlar melhor os sentimentos colocados acima, resolver conflitos, contestar pensamentos negativos e alterar comportamentos improdutivos. ...
Introdução: A psicoeducação como uma das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental tem uma importante função na orientação de diversos aspectos, seja a respeito das consequências de um comportamento, na construção de crenças, valores, sentimentos e na repercussão destes na vida dos/as pacientes.
Atuar como agente de mudanças, trabalhar com desenvolvimento de ações preventivas, levar informações por meio de palestras sobre diversos temas referente aos aspectos emocionais, destinadas aos alunos, pais e/ou professores.
Os grupos psicoeducativos têm como objetivo conhecer as crenças, ideias e sentimentos de seus participantes, visando à reflexão das experiências e a mudança da realidade, por meio de aspectos educativos e da estimulação de novas aprendizagens e da comunicação no grupo (Afonso, 2006).
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
Cognitivo é aquilo que tem relação com o desenvolvimento intelectual, ou seja, fatores cognitivos: pensamento, linguagem, percepção, memória, raciocínio.
Além da Depressão, a TCC tem se mostrado muito eficaz no tratamento de outros transtornos mentais como Ansiedade, TOC, Fobias Específicas, Transtorno do Pânico e Estresse Pós-Traumático. Justamente com o tratamento farmacológico, a TCC vem sendo cada vez mais usada para a redução de sintomas e remissão de crises.