Trata-se de uma assistência ao condutor que lhe permite manobrar a direção sem esforço, algo que por vezes pode requerer uma força excecional sem este sistema.
Mais simples que as outras, a direção mecânica usa principalmente o volante e a força física do motorista para movimentar as rodas. Uma coluna de direção, que pode ser inteira ou bipartida, leva o movimento do volante até a caixa de direção.
A direção hidráulica, também conhecida como direção assistida, é um sistema que utiliza uma bomba hidráulica para circular óleo na caixa de direção. Isto reduz o esforço do motorista no uso do volante. ... A lubrificação faz com que a direção fique até 80% mais leve que uma direção mecânica.
Quais são os 4 tipos de direção veicular?
Conheça os diferentes tipos de direção automotiva
Como já dissemos, a direção elétrica é bem mais leve, pois não há praticamente esforço nenhum da parte do motorista.
Direção hidráulica A direção fica mais leve devido a uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção. Essa lubrificação auxilia o motorista na hora das manobras. O bombeamento do óleo é impulsionado pela força do motor. Ou seja, só funciona com o carro ligado.
HIDRÁULICA Segundo Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), o tipo de direção assistida que predomina no mercado ainda é a hidráulica. ... A diferença é que, em vez de ser 'tocada' pelo motor do carro, a bomba hidráulica é acionada por um motor elétrico.
O esforço insano para girar o volante ao manobrar está a um passo de virar coisa do passado distante. Entre os modelos novos, são poucos os que não dispõem de direção hidráulica – no mínimo o item é oferecido como opcional. Mesmo entre os usados, a instalação não é difícil e parte de R$ 1.
Falta de fluido Outra causa possível para a direção hidráulica dura é a falta do fluido dentro do sistema. Assim como o excesso também deixa o dispositivo mais duro, a falta do óleo que circula no sistema também. ... A falta do fluido imediatamente aumenta o esforço ao esterçar a direção.
Mantenha a bomba mais alta do que o cilindro. Abra a válvula de alívio da bomba. Pressione a parte traseira do cilindro para ajudar o pistão se retrair, desta forma o ar irá fluir do cilindro e da mangueira para o reservatório de óleo da bomba.
- bomba da direção hidráulica - faz barulho quando você esterça o volante para ambos os lados. Se o ruído aparece somente quando você esterça para um dos lados, o problema pode estar na caixa da direção hidráulica. ... Se o volante trepida em alta velocidade, acima de 80 km/h é necessário fazer balanceamento das rodas.
Vá completando o reservatório, até terminar o querosene. Assim que terminar o querosene desligue o carro. Agora com ÓLEO HIDRÁULICO: repita o procedimento acima com dois litros de óleo. Obs: o óleo vai expulsar o querosene do sistema e o restante da sujeira.
Óleo Certo: qual é o tipo óleo usado na direção? Fernanda Silva: geralmente, os óleos utilizados em direção hidráulica são os mesmos da transmissão automática. Os mais presentes nesse tipo de aplicação são os óleos ATF Tipo TASA e os óleos ATF Tipo Dexron II.
"O óleo da direção hidráulica, ao contrário de outros lubrificantes que fazem parte do conjunto do carro, não é consumível e portanto, não pode baixar o nível. ... Mas para carros com menos de 50 mil quilômetros ou 2 anos de uso, por exemplo, a troca é dispensável.
Para garantir o bom funcionamento do sistema é preciso trocar o fluido ou óleo hidráulico a cada 30 ou 50 mil quilômetros, pois se estiver abaixo do nível, a direção ficará pesada. Caso não alcance a quilometragem em dois anos, deve-se trocar mesmo assim.
Fluido da direção hidráulica nunca deve ser completado! O fluido da direção hidráulica deve ser trocado de tempos em tempos ou apenas completado quando baixa o nível? A resposta correta é: nem um, nem outro!