Síndrome da Hipotensão Supina Quando a gestante deita em decúbito dorsal (de barriga para cima), devido ao peso do útero, ocorre uma compressão da veia cava inferior que diminui o retorno venoso, o que dificulta a oxigenação do bebê.
A relaxina é uma hormona proteica produzida pelo corpo lúteo do ovário, bem como por outros órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino. Parece ter um papel importante na preparação do aparelho reprodutor para o nascimento e nas alterações que ocorrem no sistema cardiovascular da mulher durante a gravidez.
A relaxina é sintetizada e secretada pelo corpo lúteo ovariano durante a prenhez (ruminantes, porcas, ratas, mulheres) e pelo endométrio (coelhos, cavalos) e placenta (cobaias, mulher).
Mudanças de humor são um dos sintomas da gravidez mais conhecidos e que as grávidas mais comentam. Passar da alegria à tristeza e incomodar-se com coisas que antes você nem ligava, são sentimentos típicos que a gestante provavelmente vai viver e que de certa forma se parecem com os sintomas da TPM.
Por isso é mais comum acontecer nas primeiras 12 semanas de gestação, onde o corpo ainda não se adaptou a bomba de hormônios que esta se submetendo. Nas últimas semanas da gestação mais próximo da hora do parto, as variações no humor podem voltar a acontecer ainda com mais força.
É normal que a mulher fique estressada, nervosa e ansiosa, princialmente nas últimas semanas de gravidez, no entanto o estresse frequente pode aumentar a liberação de citocinas inflamatórias e de cortisol, que o hormônio relacionado com o estresse, que podem atravessar a placenta e chegar ao bebê, podendo interferir no ...
As mudanças e desequilíbrios hormonais, especialmente em mulheres, podem provocar alterações bruscas no humor. Isso ocorre porque os hormônios estão intimamente relacionados com as emoções. Quando os níveis hormonais oscilam, é bem provável que haja um impacto efetivo sobre o estado de espírito.
Ele é caracterizado por mudanças bruscas, marcadas por episódios eufóricos (mania) e depressivos. A pessoa alterna entre esses dois estados de humor durante vários dias ou semanas, ou permanece somente em um por muitos dias e, em seguida, passa para o outro.
Ter variações de humor durante o dia é normal e está longe de ser um transtorno. Segundo a Dra. Renata Bataglin, psiquiatra do Hospital São Luiz, o TAB (Transtorno Afetivo Bipolar) é um tipo de transtorno de humor caracterizado por fases de extrema modificação no humor da pessoa.
Esse tipo de distúrbio mental é classificado como um transtorno do humor e consiste de alterações intensas e persistentes, geralmente caracterizadas por períodos de depressão e de mania (euforia exagerada, excesso de disposição, gastos e atitudes inconseqüentes).