Para montar a DLPA do ano seguinte, temos as seguintes informações:
A DLPA evita o efeito distorsivo das demonstrações financeiras, além de apresentar o Valor Abrangente. A DMPL é mais simples e atraente para o usuário externo do que a DLPA. As empresas, quando apresentar a DMPL, dispensam a apresentação da DLPA.
A DMPL apresenta além da conta lucros e prejuízos acumulados, todas as outras contas de capital e reservas que compõem o patrimônio líquido. ... c. A DLPA evita o efeito distorsivo das demonstrações financeiras, além de apresentar o Valor Abrangente.
1 - As contas que devem ser demonstradas na DLPA devem pertencer a mesma hierarquia, pois o Validador só aceita um único código J210 para a DLPA, com um único código de aglutinação, e utilizamos a conta de ultimo grau sintético como código de aglutinação. Exemplo: Conta Lucros acumulados: 2.
Portanto, não pode haver conta de prejuízo acumulado na contabilidade se as contas de reservas de lucros ou de reservas de capital tiverem saldo. ... Assim, o lucro deste exercício precisa absorver o prejuízo do exercício anterior, não podendo ser distribuído, na sua integralidade, aos sócios.
"A pessoa jurídica que possui débitos parcelados para com a União, relativos a tributos administrados pela Receita Federal do Brasil, pode, sim, distribuir bonificações a seus acionistas, dar ou atribuir participação de lucros a seus sócios ou cotistas, bem como a seus diretores e demais membros de órgãos dirigentes, ...
Dessa forma, a divisão da lucratividade pode acontecer de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Quando não há essa definição no Contrato Social, o mais comum é que a distribuição de lucros aconteça após o fechamento do balanço da empresa, ou seja, uma vez ao ano.
A distribuição de lucro aos sócios das empresas que optaram pelo Simples Federal é realizada com os mesmos benefícios. O Fisco Federal e o INSS exigem a comprovação do lucro distribuído aos sócios por meio da escrituração contábil.