Em estatística, a amplitude representa a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Ela mostra a dispersão dos valores de uma série.
O intervalo interquartil é calculado com base no cálculo de quartis, sendo o primeiro quartil (inferior), o quartil intermediário (mediana), o terceiro quartil (superior), que estão ligados ao conceito de quantil. A diferença entre o quartil superior e o quartil inferior determina o intervalo interquartil.
AMPLITUDE DO INTERVALO DE CLASSE: é obtida através da diferença entre o limite superior e inferior da classe e é simbolizada por hi = Li - li. Ex: na tabela anterior hi = 53 - 49 = 4. Obs: Na distribuição de freqüência c/ classe o hi será igual em todas as classes.
doc 2 Distribuição de Freqüências ESTATÍSTICA ∑ ix 4 - Número de classe (K): É a quantidade de classes necessárias para representar o fato. Existem vários para definir a quantidade de classes. Uma primeira aproximação é dada pela fórmula de Sturges.
Como calcular: Xi= Li + Ls 2 Ex: Determine o ponto médio das classes abaixo.
Ao final de cada bimestre o aluno recebe sua nota parcial e após receber as quatro notas correspondentes aos bimestres escolares, a conta para se obter a média final é muito simples. Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial).
Devemos somar as notas dos quatro bimestres e obter, pelo menos, 28 pontos para ser aprovado. Esta questão está relacionada com média aritmética. A média aritmética é uma medida de dispersão, utilizada no estudo da estatística, para caracterizar um conjunto de elementos dentro de uma amostra.
Para calcular a média aritmética do bimestre, precisamos multiplicar os pesos correspondentes a cada uma das notas, somar todos os termos e dividir pela soma dos pesos.
Para calculá-la, deve-se multiplicar o peso dado a cada avaliação pela sua respectiva nota obtida, somar os resultados e, depois, dividir tudo pela soma dos pesos.