Existem três tipos de punição no handebol, cada uma delas sendo a punição para um conjunto diferente de ações. As punições são a advertência (o famoso "cartão amarelo"), os dois minutos e a desqualificação (o "cartão vermelho").
No handebol, as sanções disciplinares são advertência, exclusão, desqualificação e expulsão. A advertência é dada pelo cartão amarelo. Normalmente é dada quando o jogador faz alguma reclamação agressiva ou quando não deixa a bola no local indicado pelo árbitro.
Dessa forma, o jogador pode receber: Cartão amarelo: o atleta pode receber até dois na partida; Cartão vermelho: o jogador que recebe esse cartão é expulso da partida; 2 minutos: é uma advertência na qual penaliza o jogador pela falta e ele deve ficar fora da partida por 2 minutos.
Resposta. É permitido ao goleiro Tocar a bola com qualquer parte do seu corpo enquanto numa tentativa de defesa, dentro da sua área de gol.
Este jogador, dentro de sua área de gol, poderá tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, enquanto em tentativa de defesa. O goleiro pode, também, deslocar-se em posse de bola dentro de sua área de gol sem submeter-se às regras que se aplicam a outros jogadores nesta mesma situação.
- 2019: na cobrança do tiro de meta a bola não precisa mais sair da área para entrar em jogo; - 2019: na cobrança de pênalti é permitido ao goleiro manter apenas um pé sobre a linha de meta.
– Para realizar a cobrança, o goleiro ou outro jogador da equipe deve posicionar a bola dentro ou sobre a linha da pequena área e chutá-la ou passá-la com um único toque; – Após a cobrança, os jogadores só podem encostar na bola após ela ultrapassar a linha da grande área.