O Sistema de Informação de Crédito (SCR) permite o armazenamento e a consulta de informações sobre operações de crédito concedidas por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no País e é administrado pelo Banco Central do Brasil.
As pessoas físicas e jurídicas podem acessar seus dados cadastrados no SCR, gratuitamente, por meio da internet, cadastrando-se pelo endereço eletrônico: www.bcb.gov.br/? SCR.
O SCR é um instrumento de registro gerido pelo BC e alimentado mensalmente pelas instituições financeiras. O SCR permite à supervisão bancária a adoção de medidas preventivas, com o aumento da eficácia de avaliação dos riscos inerentes à atividade.
Finalidade do SCR O SCR foi criado para atender aos seguintes objetivos: Prover o Banco Central do Brasil de informações para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as Instituições Financeiras com o propósito de proteger os recursos depositados pelos cidadãos.
Depois de cumpridos todos os requisitos da análise de risco e definidos os termos do empréstimo/financiamento, formaliza-se a liberação do crédito ao cliente através de um contrato, o qual, conforme já mencionado, disciplina a relação jurídica entre o tomador ou devedor e o credor.
Como consultar o SCR?
Após o cadastro no site do Registrato será gerado uma Frase de Segurança, daí basta acessar o Internet Banking do banco no qual possui conta para validar a frase de segurança. Com a frase validada será gerado uma senha de acesso para acesso ao Registrato no site do Bacen.
Como checar instituições financeiras
Entre as instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, encontram-se:
Como saber se o empréstimo é seguro?
Para saber se a financeira é confiável, basta conferir sua autorização no Banco Central. Além disso, a financeira deve seguir toda regulamentação do Bacen. Em outras palavras, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas, como juros altíssimos e venda casada, por exemplo.
Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas; Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local; Faça uma pesquisa de satisfação da empresa. Busque na internet avaliações da instituição e em site como Reclame Aqui e Procon.
Solicitar crédito pela internet – inclusive pelo WhatsApp – pode sim ser seguro, desde que você tome alguns cuidados para se certificar de que está conversando com uma empresa séria.
Se você foi vítima desse tipo de golpe, preste atenção nas dicas a seguir.