O que foi o golpe do 18 Brumário? Foi uma manobra política para garantir a ascensão dos girondinos, a alta burguesia francesa, ao poder. ... Por meio do golpe, o sistema denominado Diretório foi derrubado e substituído pelo Consulado. Este fato marcou o início da ditadura do general Napoleão Bonaparte (1769-1821).
Após o Golpe do 18 de Brumário começa o regime do Consulado, quando a burguesia, ansiosa por dar um fim à instabilidade política, que já durava dez anos de 1789 a 1799, concentra o poder na mão de três cônsules: Napoleão Bonaparte, Roger Ducos, e Emmanuel Joseph Sieyès.
Napoleão Bonaparte chegou "ao topo" por meio de acordos políticos realizados entre os militares (dos quais era representante) e a alta burguesia, assim como a agitação política por meio da propaganda dentre as massas.
1- A cidade do Rio de Janeiro tornou-se a sede do Governo. 2- Foram criadas repartições de finanças, de justiça e da policia. 3- Foram construídas escola, hospitais, teatros e bibliotecas. 4- Foram criadas industrias e rasgaram-se estradas.
Durante as primeiras décadas do regime republicano (proclamado em 1889) o Rio de Janeiro, então capital do país, passou por um amplo processo de reformas urbanas que ficaram conhecidas como "bota-abaixo" e que marcam a cidade até hoje.
Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. É a vazão do rio que é mais amplamente distribuída sobre a superfície da terra e fornece o maior volume de água para consumo no mundo.” (SHIKLOMANOV, 1998, p. ...
O Nilo é um rio extremamente importante para aquela localidade porque atravessa toda a extensão do deserto do Saara. Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais.
Além da agricultura, o rio Nilo foi uma das mais importantes fontes de água para os egípcios e ainda, permitiu a intensificação do transporte (de pessoas e de mercadorias) e do comércio na região.
Resposta. Os egípcios fizeram diques(barreiras feitas ao longo do rio),construíram canais de irrigação e instalaram reservatórios.
O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. As terras cultivadas pertenciam ao Faraó, considerado pelo seu povo rei, Deus e senhor absoluto, mas eram controladas pelos sacerdotes, escribas e chefes militares que administravam os trabalhadores livres e os escravos que ali cultivavam a terra.