Como fazer o branqueamento: passo a passo Antes de mais nada, você deve lavar bem os legumes. Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
Para branquear as folhas: assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e mergulhe 2 folhas de acelga por vez. Deixe por 2 minutos e, com uma escumadeira, transfira para a tigela com água gelada – assim as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos.
O processo de branqueamento do espinafre Mas, afinal, o branqueamento é uma técnica em você escalda o alimento que deseja congelar em água fervente e depois causa um choque térmico. Isso inativa as enzimas das folhas e fazem com que o alimento não se desgaste naturalmente durante o tempo congelado.
Espinafre: evite o consumo das folhas cruas Assim, o consumo em excesso de espinafre pode levar a cálculos renais, artrite, reumatismo e gota, além de deficiência de cálcio e ferro por interferência na absorção destes minerais.
No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, a nutricionista indica o hipoclorito de sódio em uma solução com água.
Corte as folhas do espinafre exatamente onde elas começam. Lave as folhas com água e deixe-as de molho durante alguns minutos. Depois, coloque-as para secar em um pano ou em papel absorvente. Aperte um pouco as folhas para tirar o ar e guarde-as, com o papel, em um pote plástico. ;)
Conservar o espinafre Antes de levar à geladeira, coloque a verdura em sacos de plástico perfurados. Como tem uma durabilidade muito baixa, o espinafre só pode ser conservado em temperatura ambiente de um dia para o outro se for mergulhado em um recipiente com água (em um local fresco).
Enrole as folhas em papel-toalha e esprema o excesso de umidade se você não tiver uma centrífuga. Depois disso, espalhe as folhas em uma nova camada de papel-toalha e deixe secar por 10 a 15 minutos. É importante secar completamente se você for congelar o espinafre cru e não escaldado.
como congelar O ideal é comprar o maço e logo usar, mas se estiver perdendo na geladeira, as folhas podem ser congeladas já lavadas, secas e inteiras – elas vão do congelador direto para a panela. Os talos também podem ser congelados já fatiados para refogar.
Confira as dicas para acertar no passo a passo:
“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
“A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.
Bastante versátil, a couve-manteiga pode ser consumida tanto crua quanto cozida. Assim como a maioria de frutas, legumes e verduras, se for ingerida crua preservam-se ainda mais seus nutrientes. Opte por sucos ou picada em saladas com tomate e cebola.
"Seja a couve manteiga, de bruxelas, galega, rábano ou qualquer outra, a couve é rica em vitaminas, fibras e antioxidantes que ajudam a regular pressão arterial, fortalecem o sistema imunológico e favorecem a digestão", explica a nutricionista.