Não é necessário plantar as sementes em grande profundidade, 2 cm são suficientes. Coloque as sementes nos buracos e cubra-as com uma camada fina de solo. Umedeça o solo imediatamente após o plantio; Depois de plantar as sementes, tudo o que você precisa fazer é fornecer água ocasional, quando o solo estiver seco.
Por apresentar o crescimento vigoroso e contínuo, o maracujá é adequado para cobrir cercas, pérgolas e caramanchões. Ele deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil com boa adubação orgânica e regado periodicamente para uma boa floração e frutificação. A maioria das espécies não é tolerante ao frio e às geadas.
Kavati e Piza Júnior (2002) recomendam que a propagação do maracujá-doce deve ser feita de preferência por estaquia (estacas semi-herbáceas), coletadas de diferentes plantas. Entretanto, a opção por mudas provenientes de estacas deve ser feita com critério e planejamento. O primeiro passo é a escolha das matrizes.
Preencha os copinhos com o substrato escolhido. Copinhos já organizados na bandeja e prontos para o plantio. Coloque de uma a tres sementes por copinho e irrigue pela manhã e pela tarde. Mudas germinando e raleio com tesoura de ponta fina.
Os frutos do maracujá-azedo têm formato diferente, bem como a polpa (arilo) tem aroma e sabores diferenciados. O maracujá-doce apresenta polpa mais translúcida e os tons de amarelo ou de alaranjado são bem difusos. ... O maracujá-azedo tem polpa de tons amarelo a alaranjado fortes e a acidez é bastante acentuada.
Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.
De suco a calmante, o maracujá é sucesso nacional. ... “Também conhecida como maracujina ou maracujá-doce, a espécie já é conhecido da indústria cosmética e farmacêutica. A polpa é bastante doce e difere do maracujá azedo porque tem menor acidez”, explica a pesquisadora Ana Maria Costa.
Modo de uso do maracujá O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.
Nas doses recomendadas não são conhecidos efeitos adversos ao produto. Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência.
O maracujá azedo é o mais comum nos mercados e feiras, é o amarelinho redondo da casca mais grossa. Já o doce e o roxo são mais difíceis de serem encontrados, sendo o último comercializado normalmente só no começo do ano.
De acordo com Petry, no caso de exportação, o maracujá roxo teria algumas vantagens, pois europeus e americanos conhecem basicamente o fruto com essa coloração. O maracujá disponível no mercado mundial é pequeno e a polpa é mais doce, consumida na própria casca com o auxílio de uma colher.
A espécie Citrus limon é uma árvore que se diferencia da laranjeira por apresentar folhas com pecíolo rara ou estreitamente alado. As flores são brancas na parte interna das pétalas e vermelho-violáceo na parte exterior.
Como escolher - Para saber se o limão está maduro, além de reparar na cor - se for o taiti, o ideal é que esteja bem verdinho, e o siciliano, mais amarelado -, você precisa ficar atento ao peso. Aperte a fruta e, se ela ceder um pouco, é porque tem bastante suco.
Na hora de escolher, é o seguinte: as frutas cítricas têm que ter a consistência igual em todos os lados. Se tiver um pedaço mais mole, é sinal de que foi batida ou está estragada. Vamos mais a fundo. Limões e laranjas com casca lisa, macia e brilhante têm mais caldo.