Quando há ondas T invertidas (em relação à orientação do QRS) deve-se pensar em : síndromes coronárias agudas (angina instável e IAM sem supra), padrão de strain, miocardite, uso de digitálicos, eventos no sistema nervoso central como hemorragias, tromboembolismo pulmonar e variantes da normalidade como padrão juvenil ...
A presença de onda T apiculada, positiva e simétrica ou inversão de onda T associado a uma história de precordialgia pode sugerir isquemia miocárdica, como no exemplo abaixo. Distúrbios hidroeletrolíticos podem também alterar sua morfologia, como a hipercalemia, conforme mostrado na figura abaixo.
Causas de alterações da repolarização ventricular Arritmias; Hipertensão arterial sistêmica; Insuficiência cardíaca; Valvulopatia (problemas nas válvulas);
As alterações da repolarização (primárias ou secundárias) são anormalidades do segmento ST e da onda T que acontecem por distúrbios na forma e/ou duração dos potenciais de ação na fase de repolarização.
1.
Isso aumenta as chances de você se sentir mal depois de doar”, alerta Luciana Sampaio, hematologista da Fundação Pró-Sangue, de São Paulo. Após a doação, a orientação é de aguardar, pelo menos, 12 horas para praticar atividade física.
Preparação para o exame
O jejum sexual evita um resultado falso de câncer. É que a ejaculação eleva a taxa do PSA (Antígeno Prostático Específico), fenômeno que também ocorre quando há células cancerígenas na próstata.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).