A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.
Crie uma frase de abertura que resuma sua ideia e que mostre o tipo de parágrafo que está por vir. Frases de abertura são usadas para introduzir o seu leitor ao tópico e ajudar a guiá-lo pelo artigo. Por exemplo, digamos que o seu primeiro parágrafo será um de comparação.
Argumentação
Procure defini-la ao longo do esboço dos argumentos. Um lembrete importante que deve ser feito é o de que há limite de linhas para a redação. Você pode escrever até 30 linhas, no máximo, e é importante que os parágrafos sejam bem distribuídos – nada de introdução com mais de 10 linhas!
Step 1. Leia o primeiro livro e depois o segundo livro. Volte ao primeiro livro agora que você conhece a informação em ambos os livros e releia para fazer anotações sobre semelhanças e diferenças. Releia o segundo livro para fazer anotações similares.
Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc. É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.
Como fazer um quadro comparativo:
Como fazer um quadro comparativo com o Adobe Spark
Um quadro comparativo é, portanto, uma ferramenta gráfica usada para comparar. ... Os elementos comparados estão localizados em colunas e, em linhas diferentes, mencionam-se os dados em questão.
Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
Karl Marx e Max Weber contribuiram muito para a sociologia. ... Marx considerou a divisão social em classes relacionadas com o meio de produção. Basicamente, as classes eram trabalhadores vs burgueses. Já Weber,considerava que as classes se baseavam em poder,riqueza e prestígio.
Para Durkheim as pessoas cooperam entre si, não há luta de duas classes antagônicas, como afirma Marx, e sim há uma divisão do trabalho que insere cada indivíduo na sociedade de uma maneira diferente. ... Já para Marx existem duas classes sociais antagônicas, com interesses diferentes, por isso conflitantes entre si.
Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber. ... Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.
Marx utilizou os conceitos que explicam as relações de trabalho, como o materialismo, alienação, mais valia, etc. Weber utilizou os tipos ideais e Durkheim o fato social para entender o indivíduo e sua relação com a sociedade.