A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
Considera-se que a sociedade feudal era estamental por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social. Era formada por: Nobreza: os donos de terras, senhores feudais e cavaleiros, que possuíam riquezas e controlavam a produção agrícola ou cuidavam da proteção.
A sociedade feudal é aquela que se desenvolveu durante o período do feudalismo, sistema que prevaleceu na Europa entre os séculos X e XV. A sociedade feudal era essencialmente rural baseada no feudo (terras) e inserida num sistema monárquico de descentralização do poder.
A palavra sociedade advém do termo em latim societas, que significa associação com outros. Os seres humanos juntam-se, desde os primórdios, em grupos para facilitar a sobrevivência. Podemos dizer, de maneira geral, que há uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas que configura a sociedade como um todo.
Uma das principais características do feudo era sua autossuficiência, ou seja, era capaz de se manter independente. Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração.
Daimyo
Os senhores feudais eram proprietários dos feudos(Terras), e possuíam muitos servos que trabalhavam em suas terras. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros.
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.
Resposta. Explicação: Pessoa habitualmente envolvida em guerra ou com habilidades para engarjar-se em combate.
Poder jurídico, político e econômico concentrado nos senhores feudais; Servos eram obrigados a pagar impostos e tributos aos senhores feudais; Forte influência dos conceitos religiosos (Igreja Católica); Guerras para obter novas terras eram comuns entre os senhores feudais.
O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.