"Sábio" ... O nome chabad (חבד), do hassidismo Chabad Lubavitch, é um acrônimo, e a primeira letra (ח – "Ch") é retirada de chokhmah: ח (Ch'okhmah) para "sabedoria" - ב (Binah) para "entendimento" – ד (Da'at) para "conhecimento".
§1 O verbete hebraico חכמה (chokmah) é costumeiramente traduzido como sabedoria. Por ser uma expressão de aplicação polissêmica, em língua portuguesa, o hebraico termina por — mais uma vez — determinar o espectro a ser compreendido como intenção do autor ao escrever.
Do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir o gosto”. O termo “sabedoria” surgiu na língua portuguesa a partir do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir”. No entanto, o termo latino teria se originado do grego sophos / sophía, que quer dizer “sábio”.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.
Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.
Essa sabedoria é “terrena” porque busca distinções terrenas e pertence a categorias terrenas. Além disso, ela é sensual, isso é, natural, porque é o resultado de príncipios que atuam sobre os homens naturais, como inveja, a ambição, o orgulho, etc.
A sabedoria vem da oração, da fé e do silêncio com Deus. Que Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia possa nos perdoar em todas as nossas falhas e imperfeições. Deus é que tem sabedoria e poder; a Ele pertencem o conselho e o entendimento. Buscar a sabedoria divina é alimentar a alma.
A sabedoria de Deus, na maioria das vezes, é o oposto do que a do mundo prega. O mundo diz: dinheiro, poder; ter. Deus diz: paciência, virtude, bondade, amor. Cabe a cada um determinar em sua vida qual o tipo de sabedoria é mais importante para si.
Para que serve a sabedoria? No livro de Eclesiastes 7.
A sabedoria de Deus dá ao cristão a orientação necessária para sua vida. Deus outorga aos nascidos de novo um Espírito de sabedoria. Conhecimento se adquire (teórico), a sabedoria é um dom de Deus (prática). ...
A sabedoria tem origem imaterial e não está ligada a parte cerebral, mental, física porque é uma capacidade ligada à consciência da alma e da parte espiritual conectada com o aprendizado do espírito e sua relação com o universo.
Para alcançar a sabedoria terá que cumprir suas obrigações sem perder a alegria de viver. Somente assim conhecerá a verdadeira sabedoria.
Há muita diferença entre sabedoria e inteligência. O Quociente de Inteligência (QI) muda de pessoa para pessoa, mas a sabedoria é diferente, ela vem do próprio Deus. ... A sabedoria nos leva a conhecer o sentido da vida, o propósito da existência.
Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.
Discernimento (lat., discernere discernir, "separar", "dividir", "decidir"; lat., -mentum -mento, "meio", "instrumento") é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo; ou efeito de se distinguir com raciocínio sobre as coisas.
O discernimento também pode ser classificado como um juízo que é usado para fazer a distinção entre várias coisas. Uma pessoa com bom discernimento tem perspicácia, astúcia e sagacidade para compreender certas coisas ou para fazer as escolhas acertadas.
Capacidade para perceber a diferença entre o certo e o errado; juízo: tinha discernimento para verificar um ato criminoso. Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia. Ação ou capacidade de discernir, de distinguir com clareza. Etimologia (origem da palavra discernimento).
1. Ato ou efeito de duvidar, de sentir desconfiança, hesitação, incerteza.
É considerável a importância do discernimento quando se pretende analisar situações, tomar decisões e fazer julgamentos corretos. ... O aprimoramento da faculdade de discernir o certo do errado, o bem do mal, o bom do melhor, o mais do menos conveniente, etc. facilita e qualifica as decisões e providências.
Os nove dons são listados na Bíblia, na primeira carta do apóstolo Paulo aos cristãos da igreja de Corinto: Dons que revelam muitas coisas.
Nós podemos ver em Efésios 4:11 uma lista completa de todos os dons ministeriais. Os cinco dons ministeriais são: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre — ou doutor, como aparece em algumas traduções.
Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.
6 sinais de que você tem um dom espiritual:
Os dons espirituais e as habilidades naturais são sempre confirmados por outras pessoas. A melhor forma de descobrir seus dons e singularidades é colocando a prova e experimentando-os nas diferentes áreas de sua vida. Até que você não consiga ter algo palpável, não saberá para o que você é realmente bom.
Se você é uma pessoa que se lembra muito de seus sonhos, provavelmente possui um dom espiritual. Quando você acordar, anote seus sonhos para que depois possa conferir se eles fizeram sentido em sua vida e na das pessoas que convivem com você.
Você é desenhado para trabalhar na área da cura Você estudou a Bíblia para aprender mais sobre curar. Você se sentiu atraído por ensinar, treinar e participar na área de cura. Seu coração pula quando você ouve falar de uma oportunidade de estar melhor preparado para rezar pelos doentes.
“Deus Pai de infinita bondade e amor, venho a ti clamar por mim e por minha família. Em nome de Jesus Cristo Pai e pelo teu poder peço humildemente que visita cada um dos membros de minha família, seja pelos laços sanguíneos, carnal, espiritual, e liberte-nos de toda obra do mal.
Um intercessor sente a necessidade de orar da mesma maneira que sente fome por alimento. A oração para ele é vital da mesma maneira que a comida é para o seu corpo, e o ar é para os seus pulmões. Todas as pessoas que conheci envolvidas diretamente no ministério de intercessão, eram famintas pela oração.
IV- Dons de Operações de Maravilhas. Do grego energemata dunameõn, operação de maravilhas são da parte de intervenções extraordináriasDeus na esfera espiritual e física. David Lim, explica que esse dom “consiste em dois plurais: de dunamis (façanhas de grande poder sobrenatural) e energêma (resultados eficazes).