Alguns exemplos de competências técnicas são: graduação, domínio de idiomas e de metodologias de trabalho, atuação com algum tema específico (como conhecimento em linguagens de programação como C++ ou Python, por exemplo, para os desenvolvedores de TI), etc.
Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas: ... TREINAMENTOS – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Em outras palavras, quem deseja ser um bom profissional e ter uma equipe de alta performance precisa considerar ambos os critérios....Quais são as competências comportamentais mais procuradas pelos recrutadores?
Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital: a percepção e a habilidade propriamente dita.
Essencialmente, as competências são um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz.
Competências comportamentais são traços da personalidade ou aptidões que formam os padrões responsáveis por nossas atitudes.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas.
Competências de liderança mais valorizadas pelas empresas. O The Balance fez um levantamento para identificar quais são as competências de liderança que as empresas mais valorizam. Entre elas, destacam-se comunicação, responsabilidade, comprometimento e flexibilidade.
15 competências gerenciais que todo gestor deve ter
As 6 habilidades de liderança para desenvolver
O líder é o responsável por liderar e guiar um grupo. Cabe a ele ajudar a sua equipe a cumprir prazos, serem eficazes no trabalho e motivá-los.
Capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva, de tal forma que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização.
Lidera e orienta as atividades de equipe, acompanha processos e produtividade da área e elabora relatórios de acompanhamento dos resultados.
A habilidade de saber como se deve tomar decisões rápidas e certeiras, é fundamental no perfil de qualquer líder. A boa notícia é que essa capacidade pode e deve ser trabalhadas e aperfeiçoadas de maneira constante, promovendo assim, evolução e sucesso constantes.
Conheça dez qualidades que todo bom líder deve ter
A autoconfiança é uma característica fundamental do líder carismático. Este tipo de líder tipicamente possui um forte senso de auto crença e raramente sente ou expressa qualquer dúvida sobre suas decisões e objetivos.
Mais do que simplesmente delegar tarefas, ser um bom líder significa também integrar sua equipe, coordenar com precisão as atividades que ela desempenha e incentivar a produtividade de seu trabalho. ... O segredo é não ter receio de colocar a mão na massa e ajudar os membros da equipe caso seja preciso!
Um líder de sucesso é paciente, compreensivo e tem discernimento para tomar sempre as melhores decisões. Deve saber ouvir sugestões e questionamentos da equipe, ter empatia e entender os valores pessoais de todos da organização.
Um líder carismático consegue persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados. Outra característica importante deste tipo de gestor é a sua facilidade para motivar e contagiar as pessoas, pois são indivíduos dotados de entusiasmo e autoconfiança.
Atualmente, contudo, o carisma é visto menos como produto de características de determinada pessoa e mais como fruto de uma relação social que se estabelece entre líderes e seguidores. ... É correto afirmar que um líder tem carisma quando: A- os seus liderados mantém-se fiéis a ele, por mais erros que cometa.
Características dos líderes transformacional e transacional Promove uma visão e um senso de missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança. Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa importantes objetivos de maneira simples.
Competências para implementar a liderança transformacional
Seguem alguns passos que você pode utilizar para se tornar um líder transformacional:
Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho.
Diferente da liderança transacional, a transformacional leva em consideração outro tipo de gestão. ... O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso.
Já ouviu falar em liderança transformacional? É um estilo de liderança no qual os líderes incentivam, inspiram e motivam os funcionários a inovar e criar mudanças que ajudarão a empresa a crescer e moldar seu futuro.
Os diferentes tipos de líderes