O que quer dizer ressignificar? ... Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo.
Relativo à crítica; que se funda em critério, que estabelece juízo de valor para obras artísticas, científicas etc.: estudo crítico.
Significado de Acrônico adjetivo Cujas características não dependem da ação do tempo; que não está sujeito à ação do tempo; atemporal. Que ocorre fora do tempo preestabelecido.
Pensamos na desnaturalização do olhar, no modo que somos ensinados a receber e perceber tudo enquanto natural, logo,sem a possibilidade de modificar-se.
Já o olhar científico é a maneira em que os cientistas ou a ciência tem de observar as coisas e de criar teorias . o senso comum é a melhor forma de produzirmos conhecimentos pois por meio dele construiremos nossos ideais.
O olhar sociológico é um olhar que não é o do historiador ou o do geógrafo, tampouco o do filósofo. ... Para a construção do olhar sociológico, é preciso lançar um olhar de estranhamento sobre a realidade. Dito de outro modo é preciso “desnaturalizar” o olhar.
Para desenvolver um olhar sociológico é preciso quebrar tal forma de encarar a realidade. O olhar de estranhamento tem a ver com observar a realidade e compreender que o nosso olhar nunca é neutro. O ser humano não olha simplesmente. Toda vez que observa algo, o faz a partir de uma perspectiva, de um ponto de vista.
Estranhamento da realidade é uma "desnaturalização da realidade", é olhar para a sociedade, para os fatos e pessoas e não ter as "prenoções" sobre o que se vê, entende? É ter que não esperar o que se acha comum, o que aprendemos com o cotidiano.
Resposta. Resposta: Estranhamento é o observar o mundo ao redor com um olhar de estranhamento, com percepções de análise.
Olhar geográfico significa: o olhar atento, investigador, questionador.
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
Corrente filosófica desenvolvida por Auguste Comte, o Positivismo defendia que apenas os conhecimentos científicos eram verdadeiros. Para a linha de pensamento, as crenças religiosas não eram válidas. O estilo tem duas linhas de pensamentos principais, sendo elas a orientação científica e a orientação psicológica.
Para explicar a sua teoria positivista, o filósofo estabeleceu a Lei dos Três Estados, que descrevia os três estágios de desenvolvimento da humanidade. Estado teológico: o ser humano, em seus primórdios, necessitava encontrar explicações para os fenômenos naturais.