O esfigmomanômetro ou simplesmente medidor de pressão é um instrumento de uso clínico, cuja principal função é medir a pressão arterial dos pacientes. Alguns quadros clínicos, como hipertensão e outras doenças que afetam a frequência cardíaca, exigem que os pacientes fiquem atentos aos níveis da pressão arterial.
Para calcular a vazão de um líquido é preciso conhecer o valor Kv, a espessura do fluido e a diferença de pressão entre a pressão de entrada e contrapressão. Os fluidos indicados pela Bürkert são, por exemplo, oxigênio, monóxido de carbono ou etano.
Em instalação hidráulica cavitação é o fenômeno de vaporização total, ou parcial do fluido na própria temperatura de escoamento devido estar submetido a uma pressão muito baixa.
Conheça os tipos de aparelho de pressão arterial
Como o aparelho de pressão digital funciona? O aparelho de pressão funciona, basicamente, interrompendo o fluxo sanguíneo para que seja possível a leitura da pressão diastólica e sistólica do paciente. Na leitura analógica, feita com esfigmomanômetro e estetoscópio, a leitura é feita através do som.
Sinais e sintomas