EQST

Quais So As Principais Diferenças Entre Escravido E Servido?

Quais são as principais diferenças entre escravidão e servidão?

Qual é a diferença entre escravidão e servidão? A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém.

Qual a diferença entre servidão e escravidão durante o feudalismo?

Escravidão & Servidão Os servos são trabalhadores rurais que estão vinculados à terra, formando a classe social mais baixa da sociedade feudal. À diferença dos escravos, os servos não eram propriedade de ninguém e não podiam ser vendidos, pois não eram como escravos, que eram propriedade dos donos.

O que é servidão camponesa?

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

O que faziam os nobres?

Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Qual é a função do servo?

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.

Qual era a situação dos camponeses durante a Idade Média?

Durante a Idade Média europeia, a população camponesa foi submetida à servidão, forma de trabalho na qual os servos (camponeses) não tinham liberdade, estavam presos às terras de seu senhor e deviam a ele uma série de obrigações.

Que efeito a peste negra teve para os camponeses?

Resposta: ocorreu uma diminuição da produção agrícola, que ocasionou a falta de alimentos e consequente fome por grande parte da Europa Feudal.

Quais as consequências da peste negra para a economia para religião para a sociedade da época?

Resposta. A economia ficou muito ruim,por causa de todas as mortes de comerciantes e raramente,reis e rainhas. A religião estava com alguns problemas,porque ainda estava se desenvolvendo,e com todas os acontecimentos ruins,algumas pessoas começavam a questionar se realmente existia algum grande deus para lhes proteger.

O que contribuiu para a crise do sistema feudal?

A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.

Quais foram os fatores que levaram à crise do sistema feudal?

Segue abaixo as principais causas que acarretaram na crise do sistema feudal. ... O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio.