Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal.
A República Federativa do Brasil é composta pela união indissolúvel de Estados, Municípios e Distrito Federal, todos estes são entes federados, autônomos e iguais entre si. ... Aos Municípios atribuem-se as competências que predominam os assuntos de interesse local, de acordo com o art. 30, da Constituição Federal (CF).
Vale lembrar ainda que quem pratica efetivamente os atos de Direito Internacional é a República Federativa do Brasil, juridicamente representada por um órgão da União, que é o Presidente da República.
A União é pessoa jurídica de direito público interno, entidade federativa autônoma em relação aos Estados-membros, Municípios e Distrito Federal, possuindo competências administrativas e legislativas determinadas constitucionalmente.
Em 1967, com a primeira constituição da ditadura militar, o Brasil passou a chamar-se República (do latim "res", coisa, "publica", pública, do povo) Federativa do Brasil, nome que a Constituição Federal Brasileira de 1988 conserva até hoje. ...
São Paulo, segunda, 14 de abril de 1997. Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
A Constituição, lei maior do País, descreve o que é o Brasil logo no comecinho, no primeiro artigo. ... Todos eles têm seus governantes e suas leis particulares, mas não podem ultrapassar os limites da Constituição Federal. Essa união é indissolúvel. Nenhum estado pode se separar do País.
O nome Vera Cruz é composto por dois nomes comuns: Vera (Latim de gênero feminino) e Cruz (Português de gênero masculino) . A origem do nome Vera Cruz é Latim. Significa verdadeira. Do latim verdadeira, primavera.
1 Região ou país das palmeiras. 2 [ com inicial maiúscula ] Nome dado ao Brasil pelos ando-peruanos e pelos indígenas pampianos.
Nomes do Brasil - Pindorama até República Federativa. Pindorama. Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, o termo da língua tupi pode ser traduzido como o país das palmeiras.
Com a vinda da Corte do rei Dom João VI, em 1808, o Brasil passou a integrar o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, nome este oficializado em 1815. Com a Independência, em 1822, o Brasil foi alçado à condição de império, mudando seu nome para Império do Brasil, que prevaleceu até 1889.
Antes de receber o nome de Brasil nosso país teve oito nomes:
Eles só ouviram gente mais velha do que eles e o resultado surpreendeu todo mundo. Setenta por cento dos entrevistados não sabiam que o Brasil se chama República Federativa do Brasil. O nome completo do país rendeu muita discussão.
A nova terra foi denominada Pindorama (antes de 1500), Ilha (Terra) de Vera Cruz (1500), Terra de Santa Cruz (1501), Terra Papagalli (1502), Mundus novus (1503), América (1507), Terra do Brasil (1507), Índia Ocidental (1578), Brazil (século XIX), Brasil (século XX).
Antes de ser conhecido como Brasil, o território português nas Américas receberia alguns nomes, entre eles Pindorama, Ilha de Santa Cruz e Terra de Santa Cruz. Alguns fatos indicam que não foram os portugueses os primeiros europeus a chegar às terras brasileiras.
Monte Pascoal
Daí, vieram os baderneiros. As coisas eram melhores antigamente. Havia menos violência, as pessoas se respeitavam mais, não questionavam umas às outras, viviam felizes e em paz.
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d.