O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².
Massa específica é diferente de peso específico. O peso específico de um corpo diz respeito à razão entre o seu peso e volume. A unidade de medida de peso específico é o N/m³. Os espaços internos em uma rolha de cortiça tornam sua densidade menor que a de outras madeiras.
A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
Para transformar massa para volume e densidade utilizamos a fórmula: Massa=densidade*volume.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Para transformar uma medida de massa (grama) em uma medida de volume (litro), você precia saber a densidade da subdtência. Então, grama para litro é só divideir a medida em grama pela densidade.
Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l. A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL).