substantivo feminino Pequena elevação vermelha da pele, circunscrita e mais ou menos endurecida, que, às vezes, desaparece em pouco tempo.
O eritema multiforme é a inflamação da pele que ocorre devido à reação do organismo frente à microrganismos, medicamentos ou alimentos, por exemplo, levando ao aparecimento de bolhas, feridas e manchas vermelhas na pele.
Pápulas: pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas. Pústulas: são as pápulas que contém pus, as famosas “espinhas”.
Tratamento de Pápula Na maioria dos casos a pápula pode ser tratada em casa. Para isso é importante evitar materiais que irritem a pele, não esfregar a região na hora de lavá-la e usar sempre água morna, e não quente.
Comedogênese ou hiperqueratinização folicular: Processo em que se formam as lesões chamadas de microcomedões e comedões, popularmente denominadas de cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão.
Há 2 tipos de comedões: Comedão Fechado: a lesão é esbranquiçada ou da cor da pele, adquirindo forma esférica. Pela extração, após perfurar o comedão com a ponta de uma agulha, pode-se extrair a massa esbranquiçada (cravo branco). Comedão Aberto: são os clássicos pontos pretos.
Os comedões fechados ou cravos brancos são acúmulos de células da camada córnea (camada mais superficial da pele), dentro dos poros dos pelos, ou folículos pilosos. São bolinhas milimétricas esbranquiçadas, geralmente na face e no tronco.
Um comedão, também denominado no Brasil por cravo, é o resultado da obstrução de um folículo piloso da pele (poro) por queratina e sebo. Um comedão pode ser aberto (ponto negro) ou fechado pela pele (ponto branco).
Segundo a dermatologista Simone Stringhini, você pode lavar bem o rosto com sabonete secativo, depois passar uma loção tônica adstringente e, em seguida, passar um creme chamado de comedolítico ou extrator de cravos (ou, ainda, um creme esfoliante).
A melhor maneira é preparar a pele com uma esfoliação leve no chuveiro. Além disso, o vapor do chuveiro ajuda a aquecer a pele, o que suaviza e abre os poros para facilitar a extração. Depois de tomar banho e secar a pele, envolva os dedos com lenço de papel e esprema delicadamente o cravo do poro.
12 maneiras de se livrar de cravos
O ideal é lavar o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros. Depois, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha. Aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo.
Usar água morna ou vapor de água ajuda a abrir os poros Permaneça nessa posição por dois a três minutos e descarte a água. Cuidado para não queimar o rosto, se sentir que está muito quente, afaste. Esse processo vai abrir os poros, permitindo que os cravos e demais impurezas possam ser removidos.
O bicarbonato de sódio é um esfoliante natural, com propriedades limpantes, que ajuda a remover as células mortas da pele. O limão age abrindo os poros entupidos e os fechando em seguida, o que facilita a remoção dos cravos e deixa pouco espaço para que eles se instalem novamente em seu nariz.
Tratamento para espinhas e cravos
Para obter o esfoliante caseiro perfeito basta misturar mel e café até formar uma pasta com textura granulosa. Aplique a mistura na pele limpa do rosto, evitando a região dos olhos, em seguida faça movimentos circulares para remover todas as células mortas.
Se a medida desesperada é por conta de algum evento social, mais eficiente e seguro é aplicar um gel ou pomada específica para secar espinhas. Procure na fórmula por alguma dessas substâncias: ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, pois têm ação anti-inflamatória e antibacteriana.