Como você viu, segurança do trabalho e qualidade de vida são conceitos intimamente relacionados. Oferecer melhores condições aos colaboradores significa ajudar na prevenção de acidentes e reduzir doenças ocupacionais dentro da organização.
Segurança do trabalho é uma ciência que analisa fatores de risco e causas de acidentes, durante o exercício do trabalhador. Além disso, também define medidas de prevenção no ambiente de trabalho. ... Desse modo, a área serve para promover condições de segurança e de saúde no local de trabalho.
O Brasil é o quarto país no mundo com mais casos de acidentes de trabalho, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Como medida protetiva, o Ministério do Trabalho é responsável por fiscalizar, regulamentar e aplicar sanções relacionadas a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
Solucione as suas 7 maiores dúvidas sobre segurança do trabalho
Prevenção: a melhor ferramenta da segurança do trabalho - Ambientec.
São voltadas para análise, correção, implementação de novos controles em sistemas computacionais. Como exemplo temos ferramentas como o crack, para verificação de senhas. Estão direcionadas para a verificação e implementação de controles sobre o tráfego de uma rede.
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Paralelo à redução de acidentes e organização na empresa, investir em segurança no trabalho também garante menos gastos! ... Por mais que invista em equipamentos de proteção, um local de trabalho seguro diminui as chances de riscos e, por consequência, acontecem menos acidentes, afastamentos e ações judiciais.
Importância das normas As normas possibilitam que as pessoas, em todos os setores da sociedade, possam conviver em harmonia, uma vez que estipula direitos e deveres, e estabelece diretrizes de comportamento.
O direito do trabalho é resultado da intervenção do Estado nas relações de trabalho, buscando assegurar aos trabalhadores direitos mínimos que lhe traga dignidade. As leis trabalhistas são consequência das mudanças econômicas que ocorreram no mundo no século XX.
Para que serve a legislação trabalhista? ... Elas servem para regulamentar a relação contratual entre empresa e empregado, estabelecendo direitos e deveres para as partes, bem como normas de procedimento e normas de conduta.
As lojas que funcionassem por mais de 12 horas por dia deveriam ter dois turnos de empregados, e domingo era “dia de repouso” dos funcionários. Decreto 3.
Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. § 1º Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em dois períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.