No presente estudo, o ângulo de atrito interno correlacionou-se negativamente com o teor de argila do solo (r = - 0,87**), evidenciando o efeito da fração argila na redução do atrito entre partículas.
do ângulo de atrito interno do solo (ϕ) e da sua coesão (c). Por exemplo, Bowles (1968), entre outros, sugere adotar δ=2/3 ϕ, e a=c/2.
De forma geral os solos são compostos por vários tamanhos de grãos e portanto vão apresentar tanto a coesão como o ângulo de atrito. No laboratório estes dois valores podem ser obtidos através dos ensaios de cisalhamento direto ou de compressão triaxial (compressão exercida em três dimensões).
II – Solos Coesivos Os espaços vazios entre as partículas são muito pequenos. Devido à sua estrutura estes solos apresentam resistência à penetração de água, absorvendo-a muito lentamente.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
O solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%). ... O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia.
Os solos conforme sua consistência: Tem reduzido teor de cálcio e magnésio; alto teor de alumínio, ferro, manganês e boro; presença de toxinas orgânicas; pouco nitrogênio e fósforo. Será preciso correção de acidez, para tornar disponível os nutrientes para as plantas, dependendo do tipo de cultivo.
Quando a terra é vermelha tem presença de óxidos minerais, principalmente ferro, o que também é bom. Uma terra rica, porém sem misturas, sem componentes orgânicos, pode ser a melhor terra para cultivo por ter muito minério.
É importante comprar uma terra de boa qualidade, que a gente chama composto orgânico ou terra preta. Não venha com adubo químico, isso é fundamental para uma horta orgânica”, avisa, Marcelo.
O local da implantação da horta deve ser plano, com disponibilidade de água e bem iluminado, o ideal é que fique exposto ao sol de quatro a cinco horas durante o dia. Para que a terra fique fofa, ela precisa ser revirada a cerca de 15 com de profundidade e precisa estar livre de pedras, mato e qualquer tipo de lixo.
Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar. Então a chuva também ajuda nesta compactação? Sim!
O ideal é que haja de 30 a 40 centímetros entre elas. Após 15 dias, é preciso fazer uma adubação de cobertura, para ajudar no crescimento, usando-se adubo 25-15, ou equivalente disponível; 40 dias depois, para finalizar a cabeça (no caso da alface americana), pode-se fazer uso de um fertilizante 14-128.
Folhas de jornal Umedeça cinco folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal. Isso ajuda a manter as folhas molhadas por mais tempo.
Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Você conseguirá observar se está seca ou úmida por baixo da superfície. Se ainda estiver molhada, deixe a rega para outro momento. Algumas espécies de plantas precisam de regas mais frequentes.
Como preparar o solo para uma horta