O ciclo da água ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento. A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre.
O ciclo hidrológico possui as seguintes etapas: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. Evaporação: mudança da água do estado líquido para o gasoso. Nas plantas, é a perda de pela transpiração. ... Transpiração: a água infiltrada no solo volta à atmosfera, pela transpiração das plantas.
Faltou as alternativas, mas uma das etapas que acontece em áreas continentais, é a percolação, que consiste na infiltração lenta de um líquido sobre superfícies porosas.
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
A água se movimenta na natureza de forma constante nos mais diversos ambientes. ... Ao fornecer luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece a água e evapora parte dela. Esse ciclo está presente, principalmente, na superfície de lagos, rios, oceanos, folhagens das plantas, além do corpo de pessoas e animais.
Erosão é o processo de desprendimento e arraste das partículas do solo causado pela água e pelo vento; entre os fatores que influenciam a magnitude do processo erosivo estão as chuvas, a infiltração, a topografia do terreno, a cobertura vegetal e a natureza do solo (BERTONI E LOMBARDI NETO, 2005).
A erosão em sulcos é formada a partir da concentração do escoamento superficial nas depressões da superfície do terreno, evoluindo para a formação de canais ou ravinas, o que faz aumentar a degradação dos solos pela erosão hídrica.