significado. *Êpa Babá* = saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais. ... = saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum.
Odoyá ou Odocyaba – saudação a Orixá Iemanjá e significa salve a Mãe das águas. Atotô – saudação para o Orixá Omolú, significando “Silêncio! ... Saluba Nanã – saudação a Orixá Nanã Buruquê, cujo significado é “nos refugiamos em Nanã” ou salve a “Senhora da Lama”. Euê-ô!
A saudação de Oxum na Umbanda é “Saravá Mamãe Oxum!” “Ora Yê Yê Ô, Oxum!” As comidas de Oxum são umas das mais requintadas dos pratos da cozinha de santo: omolocú, ipeté, entre outras.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda
Orixás e Frutas
Frutas para Nanã
FRUTAS > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra.
Obaluaê – Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta, banana da terra. Nanã – Melancia, melão, ameixa vermelha, uvas roxas, jabuticaba.
Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Iansã:Abacaxi, manga rosa, romã, pitanga, maçã vermelha, cereja, mamão, melão, moranga, pêssego, pitanga, caju, melancia, banana ouro, banana nanica, cenoura com mel, jambo, tangerina, laranja Bahia (laranja de umbigo), limão, uva rosa, cereja, grãos.
Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera, Maracujá Doce.
As flores de Iemanjá são as rosas brancas, palmas brancas, angélicas, orquídeas e crisântemos brancos. podem ser todas as flores brancas, mas o mais comum são as palmas.
Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas.
É aqui que começa a confusão com Omolu, já que ambos possuem campos próximos mas muito distintos entre si. Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.
Omulú, o orixá velho, que é também Obaluaiê, o orixá jovem, senhor da evolução dos seres. São responsáveis pela estabilização da ordem, sem a qual nada se sustenta, pois nada evolui e a vida pára. ... Omulú e Obaluaê são também orixás da cura, assim como São Lázaro no catolicismo.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.
Nanã
Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). Senhor da cura, da evolução e da passagem. – São Roque, São Bento. Senhor do fim.
16 de agosto
Seus poderes e as magias de seu culto são usados contra todo tipo de enfermidades, mas particularmente contra as doenças de pele, inflamações, e doenças transmitidas através do ar que possam causar epidemias. Também são usadas para curar pessoas com problemas de convulsão, epilepsia e catalepsia.
Passo-a-passo:
Toda segunda feira nós acende vela prás almas (ou acendiam sem dentro de casa, nas varandas ou fundos dos quintais) e fazemos nossos pedidos".
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.