A partir da análise estruturalista, uma língua natural pode ser analisada por quatro pontos de vista diferentes: do ponto de vista da fonologia (estudo das unidades sonoras), da sintaxe (estudo da estrutura das frases), da morfologia (estudo da forma das palavras) e da semântica (estudo dos significados).
Enquanto o estruturalismo de Claude Lévi-Strauss pretendia entender as estruturas fundamentais das sociedades por meio de suas estruturas internas, o funcionalismo, defendido por Malinowski e Radcliffe-Brown, pretendia analisar as sociedades com base nas funções internas que cada ação tinha.
O estruturalismo é uma construção teórica iniciada pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss. ... Enquanto método, processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa das ciências humanas e das ciências sociais, o estruturalismo tem fortuna variada.
Franceses
28 de novembro de 1908
Entre 1935 e 1939, viajou pelo país e desenvolveu pesquisas etnológicas com índios kadiwéus e nambikwara. A experiência brasileira foi descrita, anos mais tarde, em 1955, no livro Tristes trópicos, publicado no Brasil pela Companhia das Letras./span>