EQST

Como Funciona O Processo De Arteterapia?

Como funciona o processo de arteterapia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como funciona o processo de arteterapia?

A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística.

Onde trabalhar com arteterapia?

O arteterapeuta pode atuar em ONGs, consultórios, CREAS, CRAS, presídios, instituições de recuperação social, em educação e saúde. De acordo com a União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT), profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se especializar para atuar na área.

Como a arteterapia pode contribuir para o processo de melhoria no transtorno de ansiedade?

O grupo percebeu que a arteterapia minimiza os efeitos negativos da doença mental na questão emocional que naturalmente surgem com a doença, tais como: angústia, estresse, medo, agressividade, isolamento social, apatia, entre outros.

Como a arte pode ajudar na saúde mental?

Forma de autoconhecimento A arte é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento quando podemos expressar por ela o que sentimos e quais emoções estamos passando naquele momento; pode ajudar além da comunicação, mas também em entender quais são essas sensações.

Quais os benefícios da arteterapia ao combate da depressão?

A arteterapia e psicologia são forte aliadas no combate da depressão. Elas ajudam o paciente a se concentrar em uma atividade, desenvolvendo a criatividade e o processo criativo. Assim, o indivíduo se abre para novos caminhos, busca mais reflexão sobre si e ganha apoio para lutar contra seus problemas.

Como a arte pode ajudar na depressão?

A arte tem o poder de comunicar emoções e sentimentos, sem o uso de palavras, espalhando empatia de maneira inconsciente. Segundo estudos, atividades criativas ligadas a arte podem aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e ajudar a combate a depressão.