As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.
Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos alternos internos, colaterais internos, alternos externos e colaterais externos. Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum.
Por fim, apresentamos uma figura geométrica que é fechada, os segmentos que a formam não se cruzam, mas ela não é um polígono, pois contém uma curva. Dessa forma, apenas são polígonos as figuras geométricas planas formadas por uma linha fechada simples que é composta por segmentos de reta.
Sim, há figuras fechadas que não são polígonos. Para que uma figura fechada seja classificada como polígono, é necessário que ela seja formada por segmentos de reta que não se cruzam. Então, se a figura tiver um segmento curvo, por exemplo, ou linhas que se cruzam, NÃO será classificada como polígono.