Em geometria, um conjunto de pontos no espaço possui complanaridade, é dito complanar, se todos os pontos estão no mesmo plano geométrico. ... Além disso, duas ou mais retas paralelas ou concorrentes podem estar em planos diferentes, mas todas as retas coincidentes sempre estarão em um mesmo plano, complanariamente.
Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano. Por um ponto passa uma única reta paralela a uma reta dada.
Para que os pontos sejam colineares, o valor de m deve ser igual a 0.
Não existe valor para m de modo que A = (3,m,1), B = (1,2,-1) e C = (-2,10,-3) sejam colineares.
Verificado por especialistas O valor de M para que os pontos (3,1), (M,2) e (0,-2) sejam colineares é igual a 4. Para sabermos se três pontos são colineares ou não, precisamos calcular o determinante. Se o determinante for diferente de zero, então os pontos não são colineares.
Estabelecendo a equação geral da reta s: ax + by + c = 0 e a coordenada do ponto P(x0,y0), conseguimos chegar à expressão capaz de calcular a distância entre o ponto P e a reta s: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para saber se certos pontos pertencem ao plano basta substituir as coordenadas dos pontos (x,y,z) na fórmula do plano e ver se a igualdade se verifica.
Se os pontos pertencem a uma mesma reta significa que são colineares, então basta montar uma matriz com as coordenadas e verificar se o determinante é igual a zero.
Resposta. Pontos colineares: são pontos que pertencem a uma mesma reta. Na figura da esquerda, os pontos A, B e C são colineares, pois todos pertencem à mesma reta r.
As retas são conjuntos de pontos que não fazem curvas. Elas são infinitas para as duas direções. Como esses pontos não estão no mesmo lugar, é possível medir a distância entre eles. Entretanto, como os pontos continuam não tendo dimensão ou forma, não é possível medir sua largura.